quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Guacamole: Uma explosão de sabor mexicano

A primeira vez que comi guacamole confesso que odiei! Depois de um tempo tive vontade de comer de novo e a partir daí passei a adorar (ainda mais com Doritos)!!! Porém, todos nós sabemos que salgadinho não é nada saudável pois contém muito sódio e gordura. Pensando nisso, resolvi fazer esse prato mexicano adaptando-o a minha alimentação saudável.


Pra quem não conhece, o guacamole é feito de abacate e quem inventou essa delícia foram os espanhóis que colonizaram o México. O abacate é uma fruta com alto teor de gordura  monoinsaturada, assim, ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. É rico em ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos congênitos, e potássio, que é indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrame.
O abacate tem alto teor de antioxidantes e contém uma substância única que combate as bactérias e os fungos. Equilibra o funcionamento do fígado e acalma o sistema nervoso.
 
A base dessa receita é abacate, tomate, cebola, alho e limão. Tradicionalmete ele é servido com burritos ou tacos, mas você pode servir com RAP10 light ou tostinhas de milho (Você encontra em lojas de produtos naturais).

Você vai precisar de:

- 1 abacate maduro;
- 1 tomate;
- Meia cebola;
- 1 dente de alho;
- Meio limão;
- Sal a gosto.

Modo de preparo: 

Abra o abacate ao meio, tire o caroço e remova toda a polpa. Em seguida, corte-o em pedaços e amasse. Reserve num recipiente. 
Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho em pedaços bem pequenos. Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta, deixando-a o mais homogênea possível. Tempere com limão e o sal e está pronto para servir.




Eu servi com Rap10. Aqueci na frigideira e cortei em pedacinhos.

Bom apetite! 

Beijos,
Fran.




Um comentário:

  1. Boa dica o Rap 10 Fran.

    Sempre faço "pizza" com ele durante a semana como janta...

    Beijos

    ResponderExcluir